domingo, 28 de agosto de 2011

Balanço Final - A Fase Final do Grand Prix 2011 !!

FIVB Volleyball World Grand Prix

O Grand Prix 2011 foi um dos melhores de toda a sua história , a equipe brasileira acabou ficando com a segunda colocação e conseguiu mesmo assim apresentar um lindo vôlei , a seleção americana mais uma vez ficou com o ouro e com isso deixou vários adversários para trás. A Sérvia e a Tailândia chegaram com tudo no cenário mundial esse ano. Rússia , Itália e China seriam mesmo as decepções do campeonato junto com o Japão ? Acompanhe. 


EUA : começamos com a equipe campeã dessa edição, no início os EUA pareciam não estar muito afim de defender o título , e tudo parecia caminhar contra a seleção americana que conseguiu uma classificação em segunda lugar se aproveitando das derrotas da Rússia. A equipe mostrou que vem forte para a sequencia do ano que é grande favorito a conquistar uma vaga olímpica pela Copa do Mundo em Novembro. 


Brasil : é claro que o Brasil almejava mais que um segundo lugar nessa competição , mas com a contusão , de Mari e Paula mais uma vez na Fase Final , a equipe não conseguiu demonstrar contra a seleção americana na Final o mesmo vôlei conhecido por nós. A equipe foi bem e contou com um grande retorno da ponteira Natália que foi a maior pontuadora do Brasil na Final. O Brasil fez certo em levar a oposta Tandara no lugar da Joycinha , a equipe precisava testar essa jogadora devido a uma boa apresentação na Yeltsin Cup. Mas na minha opinião em vez de levar só a Tandara eu arriscava mais e cortava uma das pontas para levar a garota Priscilla Daroit outro destaque da seleção de novas na Yeltsin Cup. Mas o Brasil segue firme e vai conseguir chegar na Copa Mundo , e vai ter que melhorar um pouco alguns fundamentos se quiser uma das vagas olímpicas. 


Sérvia : Para salvar o Grand Prix em questão de emoção a Sérvia veio e demonstrou que está muito bem para sediar o Europeu em setembro , demonstrou ao mundo que não basta ter força de vontade , a equipe inteira precisa ajudar , e foi isso que a Sérvia fez , uma linda campanha em seu primeiro ano de Grand Prix. E na minha opinião não foi um acaso a Sérvia estar entre as 3 primeira colocadas e sim um merecimento muito grande dessas meninas que não desistiram e chegaram lá , no 3º lugar. Grande destaque da oposta Brakocevic e da levantadora Ogjenovic que junto com a ponteira Malagurski foram os pilares desse time. 


Rússia: é claro que o time que conta com Gamova e Goncharova  quer ir mais longe em qualquer competição , a equipe da Rússia já declarou várias vezes que não dava uma grande importância para o Grand Prix , ao contrário do Brasil por exemplo. Mas esse desprezo inicial foi escondido pela boa campanha na primeira fase , mas na Fase Final a Rússia pecou e as jogadoras já estavam muito desgastadas , as russas demonstravam apatia e principalmente contra a Sérvia a equipe foi muito mal , não sei , mas talvez essa foto relate o que aconteceu com a Rússia no Grand Prix , sem viver uma boa fase a oposta Gamova sentiu o ombro furante quase todo o torneio e muita vezes deixou de render o necessário. Goncharova foi destaque e colocará uma dúvida na cabeça do técnico Kuzyutkin para o Europeu. A Rússia precisa muito da volta da Sokolova para uma estabilidade maior no passe , a Rússia deve ir com uma seleção mais focada se conseguir a classificação para a Copa do Mundo. 


Japão: a equipe japonesa não foi a mesma do Mundial , muito se esperava do Japão para esse Grand Prix , a seleção teve que se classificar por conta própria e conseguiu , com uma vitória maiúscula contra a Rússia na última rodada. A equipe não contou assim como a Rússia com uma grande fase da sua estrela , Saori Kimura , e teve que fazeruma jogo mais marcado com bolas rápidas. O destaque ficou mesmo com a levantadora Takeshita que seguiu encantou os amantes do vôlei com seus lindo levantamentos. 

Tailândia: assim como a Sérvia a Tailândia segue muito bem a sua preparação em um ano pré olímpico , a seleção fez o melhor Grand Prix da sua história e encantou com o mundo com sua velocidade e precisão , a equipe conseguiu uma grande vitória sobre a China e complicou muito a vida da Sérvia no último jogo da Fase de Classificação. A Tailândia deve conseguir sim uma vaga na Copa do Mundo pelo Campeonato Asiático. 


Itália: não era um Grand Prix da Itália , a seleção que na edição passada conseguiu o bronze , não foi bem , principalmente na Fase Final , acho que a Itália tem que repensar muitas vezes seu estilo de jogo , sacrificando um central da experiencia de Simona Gioli como oposta ? E ainda deixando de fora uma oposta de origem como a Ortolani que joga muito bem ? Não acredito em uma campanha eficaz da Itália no Europeu , a equipe tem que ter uma constância maior na sua recepção , pois se isso não acontecer vai fazer feio no Europeu jogando em casa. Gostei da volta da Anzanello a equipe e acredito que ela e a Guiggi tem muito a somar para essa equipe italiana , elas conseguiram alegrar as jogadoras em algumas partidas onde a Itália já estava meio que batida dentro de quadra. 

China: assim como a Itália não era uma 8ª colocação que a China buscava sediando a Fase Final , a seleção jogou muito melhor na Fase Classificatória do que na Fase Final. Também acredito que deve repensar seu estilo de jogo , colocando a Wang uma oposta de origem como ponteira passadora , ela fez essa função muito bem na Yeltsin Cup, por isso se esperava muito da China. Se a China não melhorar para o asiático terá sérias dificuldades para tentar a vaga na Copa do Mundo e ainda mais , dificuldades muito grandes de conseguir a vaga olímpica. 

fotos : fivb.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário