quinta-feira, 19 de julho de 2012

Análise Olímpica - Vôlei Feminino - Grupo A !!


Os Jogos Olímpicos estão batendo em nossas portas. Estamos há 8 dias da maior competição esportiva do ano. Resolvi assim fazer uma análise dos grupos do Vôlei Feminino e Masculino nas Olimpíadas. 
Começo hoje pelo Grupo A Feminino que conta com : Grã-Bretanha , Rússia , Itália , Japão , República Dominicana e Argélia. 
Fiz uma análise deste tipo para o Mundial 2010 , e é claro , não passa de uma análise pessoal vocês também podem concordar ou discordar pelos comentários. Vou focar em quatros pontos : Pontos Positivos , Pontos Negativos , Craques do Time e se a seleção tem chances de passar para as quartas de final. 

Japão - 


Ponto Positivo - Defesa. 
Ponto Negativo - Recepção e estatura. 
Estrelas do Time - Yoshie Takeshita , Saori Kimura e Erika Araki. 
Passa de Fase ? - Sim , pois deve vencer Argélia e Grã-Bretanha e luta pelo terceiro lugar contra as Dominicanas. 

O Japão é uma seleção em crescimento constante e promete incomodar nessas Olimpíadas. Após o bronze no Mundial de 2010 , a equipe demonstrou uma queda de rendimento. Isso voltou a ser apresentado pelas japonesas no Pré-Olímpico Mundial , onde elas quase não se classificaram para as Olimpíadas devido a parte física e mental. Elas depositam suas fichas nos ataques de Saori , nos levantamentos precisos da baixinha Takeshita e nos bloqueios de Erika Araki que em 2008 foi eleita a melhor bloqueadora dos Jogos de Pequim. 

Grã-Bretanha - 


Ponto Positivo - Jogar em Casa. 
Ponto Negativo - Falta de experiencia internacional. 
Estrela do Time - Janine Sandell. 
Passa de Fase ? - Muito provável que não , pois não possui um time consistente e vai enfrentar adversários melhores , mas jogam em casa. 

A seleção britânica não é muito conhecida pois não joga torneios de nível internacional como o Grand Prix por exemplo. Elas participam da Liga Européia há várias edições e isso pode ter acarretado alguma experiencia ao time. A estrela da equipe é e ponteira Sandell que jogou na Espanha na última temporada. 

Rússia - 


Ponto Positivo - Ataque e Bloqueio. 
Ponto Negativo - Recepção. 
Estrelas do Time - Ekaterina Gamova , Evgenia Artamonova e Liubov Sokolova. 
Passa de Fase ? - Sim , é um time forte fisicamente e mentalmente que deve brigar com a Itália pela primeira colocação do grupo. 

A Rússia está sempre no grupo das favoritas , mas em Pequim não foi isso que aconteceu. A seleção terminou em uma modesta 6ª colocação com a base do time que irá para Londres. Assim como em 2008 contará com a experiencia da ponteira Artamonova que junta com Gamova e Sokolova vão comandar o time dentro de quadra. Conta com as jovens Kosheleva e Goncharova em boa fase , mas ainda sofrem muito com uma recepção muito irregular. 

Itália - 


Ponto Positivo - Ataque e Bloqueio. 
Ponto Negativo - Recepção. 
Estrelas do Time - Eleonora Lo Bianco , Francesca Piccinini e Simona Gioli. 
Passa de Fase ? - Sim , vem com um elenco forte e foi campeã da Copa do Mundo com a base desse time , biga com a Rússia pela primeira colocação do grupo. 

A Itália também é uma forte candidata ao ouro , mas para isso terá melhorar sua recepção. Tem um ótima levantadora que é para muitos a melhor do mundo , Lo Bianco , e conta com a chegada da ponteira Costagrande que foi MVP da Copa do Mundo 2011. Para essa geração da Itália é a única medalha que falta , o ouro olímpico. Muitos também apontam a ponteira e musa Francesca Piccinini e experiente central Simona Gioli como grandes forças do time. Outras que podem brilhar são as irmãs Caterina e Lucia Bosetti que vão disputar a primeira Olimpíada na carreira. 

República Dominicana - 


Ponto Positivo - Ataque e Força Física. 
Ponto Negativo - Irregularidade. 
Estrelas do Time - Bethania De La Cruz , Annerys Vargas , Milagros Cabral e Brenda Castillo. 
Passa de Fase - Sim , pois tem mais time que Argélia e Grã-Bretanha e deve ficar em as quatro primeiras. 

A República Dominicana vem crescendo muito após a chegada do brasileiro Marcos Kwiek no comando. Contam com a experiencia de Vargas e Cabral , mescladas com a juventude e potencial de De La Cruz que na temporada passada fez 54 pontos em uma única partida na Liga Japonesa. Forma muito mal no Mundial 2010 não passando da fase de grupos e por isso podemos esperar um time dominicano bem armado para os Jogos Olímpicos. 

Argélia - 


Ponto Positivo - Esteve em Pequim 2008. 
Ponto Negativo - Passou por uma renovação as vésperas dos Jogos. 
Estrela do Time - Lydia Oulmou. 
Passa de Fase - Não , pois mesmo tendo alguma bagagem internacional não apresenta bons resultados fora do continente africano. 

A Argélia provavelmente será a lanterno do Grupo A. O time é muito jovem e não contará com suas duas principais jogadoras , a levantadora Oukazi e a oposta Tsabet estrela do time. Não consegui apurar o porque da ausência de ambas as jogadoras que estiveram na Copa do Mundo 2011. O time deposita na central Oulmou as suas esperanças de vitória. 

fonte : fivb.org 
imagens : google.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário