domingo, 8 de julho de 2012

Na sua 6ª Olimpíada , Artamonova busca ouro inédito !!


Considerada por muitos uma lenda do vôlei mundial , a ponteira Evgenia Artamonova-Estes , está de volta a seleção russa. Com praticamente 37 anos de idade , Artamonova vai atrás da medalha mais cobiçada , o ouro Olímpico! Desde Barcelona-1992 quando tinha apenas 17 anos , ela está atrás desta conquista. Bateu na trave três vezes , Barcelona-1992 , Sidney-2000 e Athenas-2004. 
Desta vez ela garante irá dar seu melhor para conquistar a medalha mais sonhada de sua carreira e conta ainda como é trabalhar até com Nicolay Karpol. 

- Você jogou pela última na seleção nacional em 2008 nas Olimpíadas de Pequim. Você ficou ausente de competições internacionais por 4 anos e só voltou agora. Qual foi o motivo? 

Artamonova - O motivo é simples : eu não fui convocada para jogar. O treinador Kuzuthkin deixou bem claro que sua meta era criar uma equipe jovem e renovar o vôlei russo. No entanto , eu sempre estive disponível , pois estava jogando a CEV Cup e o Campeonato Russo pelo Uralochka em Ekateringurgo. Mas nos verões ficava com a minha família. E esse ano o técnico Ovchinnikov me convidou e eu imediatamente aceitei. 

- Se eu olhar para a sua carreira , você nunca parou de jogar (exceto quanto teve filho). Quantos anos faz que você joga ? 

A - Eu jogo vôlei ao longo de toda minha vida. 

- Você acaba de se juntar a equipe depois de um pausa. Obviamente não há só um treinador novo , mas também novas jogadoras. Como você se sente nesse time? 

A - É tudo muito novo para mim. Estou muito curiosa para acompanhar as mudanças no voleibol. Tounou-se mais dinâmico , poderoso e mais rápido. Estou interessada também para ver o que as jovens jogadoras tem a oferecer. Não é fácil competir em uma geração de jogadoras novas, pois elas são mais rápidas e mais fortes. 

- Quem da equipe russa atual você destacaria que tem potencial para substituir Gamova , Sokolova ou você? 

A - Eu diria que Kosheleva e Goncharova são as jogadoras que já provaram que tem potencial por serem fortes e talentosas. Elas podem melhorar cada vez mais , jogando mais e conseguindo mais experiência. 

- Qual é , na sua opinião , o fundamente mais deficiente do jogo russo ? 

A - Eu acho que a nossa recepção. Nossa equipe sempre teve um média de altura elevada , e é tradicional o problema que as jogadoras russas tem na recepção. 

- Os Jogos de Londres serão para você o sexto , o que é um recorde entre os jogadores de vôlei. Como você se sente sobre isso? 

A - Eu não estou tentando quebrar um recorde , eu quero simplesmente ganhar o ouro! Eu tentei isso cinco vezes antes , e sempre apareceu alguma coisa no meu caminho que me impediu de realizar esse feito. Quero terminar minha carreira com esse título final. Alguns atletas que ganham os Jogos ficam mais relaxados ou até param de jogar. Meu caso é diferente , eu voltei para ganhar o ouro e não penso em parar ainda. 

- Isso significa então que o objetivo principal da Seleção Russa é vencer a medalha de ouro ? 

A - Claro ! Com certeza eu também quero jogar entre as titulares e ajudar minha equipe vencer. É diferente de uma participação onde você senta no banco durante toda a competição. 

- Você acha que sua presença na equipe vai ajudar muito ? Sua técnica e sua experiência são únicas , e as jogadoras mais jovens poderiam aprender muito do seu lado. 

A - Eu espero que sim , eu não consigo ler a mente das jogadoras , mas eu sempre tento ajudar e dar conselhos para as jovens. Recentemente Tatiana Kosheleva me perguntou como ela poderia ser ainda melhor no ataque , eu disse a ela que poderia mostrar alguns movimentos , mas que a cabeça e a capacidade de tornar uma decisão rapidamente , são cruciais. 

- Você se lembra da sua estreia em Barcelona-1992 ? 

A - Sim , eu me lembro muito bem de Barcelona , na verdade eu lembro de cada momento que eu passei em quadra. Tinha apenas 17 anos , mas Karpol confiava muito em mim. Eu particularmente me lembro bem do jeito que eu servia. 

- Qual das cinco Olimpíadas anteriores foi mais especial para você ? 

A - Jogos Olímpicos em geral , sempre tem um espaço especial em minhas lembranças. Lembro de todos eles muito bem e ainda sinto a dor de algumas perdas. De vez em quando alguns momentos me voltam na cabeça e eu fico tentando imaginar o que eu fiz de errado ou porque não consegui virar uma outra bola. Cada passo que você dá , você tem que dar com muito esforço , ou mais tarde você vai se arrepender não tem pulado mais alto ou não ter batido na bola mais forte. Eu tento explicar as jogadoras jovens , que elas tem que jogar e aproveitar o máximo o tempo dentro de quadra , dar cada toque na bola como se não houvesse amanhã. Você deve fazer agora para não se arrepender mais tarde. A vida de um jogador profissional é curta , e não há tempo para cometer erros. 

- Onde você encontra motivação para continuar jogando ? 

A - Eu simplesmente gosto do que eu faço. Enquanto o voleibol me interessar eu vou continuar jogando. Toda vez antes dos jogos eu falo comigo mesma "OK , vamos lá ! Quero ver o que vocês tem para me mostrar dentro de quadra , que eu vou responder do melhor jeito que posso". Ainda estou curiosa para ver como os adversários vão jogar contra mim , e que armas eles vão usar. 

- Você tem uma família , um filho de sete anos. Não é difícil estar em uma equipe com um regime tão controlado e conviver constantemente com outro jogadores , enquanto você é mãe e uma mulher madura? 

A - Não , não acho difícil. Pois minha família me apoia e sempre estará comigo. 

- Seu filho é seu fã ? 

A - Sim , ele é. Toda vez depois dos jogos ele me pergunta se eu tenho algum prêmio de Melhor Jogadora. Mas ele já me pediu para parar de jogar e passar mais tempo com ele. 

- Você é muito experiente e provavelmente está usando mais o cérebro do os músculos. Isso torna seu jogo mais eficiente? 

A - Claro ! Mas as vezes ainda bato algumas bolas mais complicadas. 

- O que você gostaria de fazer quando parar de jogar ? 

A - Eu realmente não fico pensando. Agora eu estou jogando e com certeza jogarei mais um ano pelo Uralochka da Rússia. Eu pretendo me juntar ao meu marido nos Estados Unidos e talvez abrir uma escola para ensinar voleibol de um modo mais divertido. 

- Você já ouviu falar do FIVB Heroes ? O que acha disso ? 

A - Acho uma ótima iniciativa para promover o voleibol. Os jogadores merecem ser reconhecidos , e as pessoas devem conhecer seus heróis. Infelizmente , tendemos a esquecer tudo muito rapidamente e há um grande número de jogadores do passado que foram esquecidos. 

- Como está Nicolay Karpol ? 

A - Ele ainda é o mesmo , e continua trabalhando duro como sempre. Ele dirigi o clube , cuida dos treinos e ainda das questões financeira e contratuais. É muito trabalho , e sempre tentamos ajudar ele quando pudermos. 

- Na sua opinião , qual o principal fator que limita o desempenho das seleções mais jovens da Rússia ? 

A - Nós não temos treinadores muito bons , e isso não ajuda no crescimento das jogadoras mais jovens. 

- Você já trabalho com muito treinadores na sua carreira. Na sua opinião , qual é o melhor ? 

A - Nicolay Karpol é claro ! Muita pessoas acham ele controverso demais , mas eu trabalho com ele a tantos anos que sempre estou surpresa com cada palavra que ele diz e todas as ações que ele toma tem um significado incrível. Ele ainda está cheio de mistérios para mim , mas quanto mais eu trabalho com ele , mas eu o entendo. Eu tento entrar em seu cérebro e aprender cada dia mais com ele. Ele é como um jogador de xadrez , tudo é extremamente calculado antecipadamente e em seguida se transforma em jogo. 

fonte : fivb.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário