terça-feira, 5 de outubro de 2010

Erro no Mundial , FIPAV e FIVB são culpadas !!

Ficou bem claro para todos que o Mundial Masculino de Vôlei tem sérios erros de regulamento e de preparação , como duas das mais importantes Federações puderam ter a capacidade de deixar isso acontecer , em primeiro a FIPAV (Federação Italiana) que apresentou um projeto de Mundial onde todos os cruzamentos favoreciam a seleção italiana que era desacreditada pela sua torcida e com isso mostrou também que a própria Federação não acredita na seleção , não é sorte da Itália até agora não ter enfrentado nenhuma seleção que esteja entre as 8 melhores do ranking da FIVB , Japão (12º) , Egito (14º) , Irã (18º) , Alemanha (11º) e Porto Rico (17º) e sim preparação da FIPAV . 
Na outra parte dessa história está a FIVB que aprovou sem reclamar o projeto apresentado pela Federação Italiana , onde era claro que os cruzamentos favoreciam a Itália , a CBV foi a unica que votou contra a aprovação do projeto da FIPAV pelos cruzamentos e por apresentar 3 fase classificatórias fora o deslocamento que os times teriam para jogar em intervalos de no máximo 3 dias . 
Mas nada valeu o voto da CBV pois a FIVB aprovou o projeto da FIPAV e assim o Mundial Masculino 2010 seria realizado na Itália com os cruzamentos de chaves favorecendo a Itália . 

2 de outubro de 2010 - Brasil 0 x 3 Bulgária - Ancona , Itália . 

Cartaz de protesto no jogo do Brasil no Mundial de Vôlei

Italiano sobe a placa "É um escandalo , Vergonha" 

"É um dia que eu quero esquecer" disse o comentarista Marco Freitas do Sportv durante a transmissão de Brasil e Bulgária , um jogo que tinha tudo para ser um dos melhores do Mundial , não foi , os dois técnicos pouparam seus principais jogadores . Para deixar mais claro , ontem quando a Bulgária venceu a Polônia o Brasil se classificou , mas uma coisa o time não sabia , era que se o Brasil vencesse a Bulgária e ficasse com o 1º lugar do grupo ela cairia em grupo junto com Cuba e Rússia onde apenas uma seleção se classificaria. 
Sabendo disso também a Rússia que vencia a Espanha por 2-0 simplesmente trocou o time inteiro e no resto do jogo ficou com um time reserva em quadra , não deu outra a Espanha virou o jogo e conseguiu a vitória , no final do jogo o técnico da seleção russa que é um italiano disse "Sabendo que pelo regulamento eu poderia fazer isso , eu tirei meus titulares e dei ritmo de jogo aos reservas" . 
Voltando para o jogo do Brasil uma coisa foi errado , os 6.050 torcedores que lotaram o Palarossini em Ancona não olharam do outro lado da quadra , pois o time búlgaro não colocou seu levantador titular nem para aquecer, e no final do jogo a comissão técnica não cumprimentou a comissão brasileira , isso foi errado por parte do torcedor que no fim do jogo arremessou objetos em quadra e chegou a ficar de costas para a quadra em meio a partida. 

Frases após o jogo - 

"Eu considero uma tragédia." - Bernardiho , entrevista coletiva após o jogo. 

"Ainda não entendi o medo do Brasil de enfrentar a pequena Cuba. O Brasil perdeu o jogo para não pegar os cubanos." Vladimir Nikolov , capitão da Bulgária. 
  
"É uma falta de respeito começar a partida sem o levantado e líbero titulares , com o time inteiro reserva . Não porque todo mundo está pregando a gente como Jesus na cruz , querendo crucificar o Brasil. Todo mundo fez isso. A Rússia declarou isso claro. E a gente entrou para jogar. Tanto que trouxemos o Bruninho sabendo que ele precisa descansar. Com certeza é um mancha negra na minha carreira . Sei que todo mundo aqui não está contente com o que aconteceu hoje. Mas o Campeonato começa na segunda feira." - Giba , após o jogo . 

"O Bruno estava com febre ontem a noite. Hoje estava resfriado.Botei o Théo para jogar, aí é bola alta pra cá , pra lá. Coitado do Théo, foi colocado em uma situação de dificuldade. Vou me esgoelar em jogo como esse? Sinto Muito. Agora , eles deixaram do lado de fora o levantador , o líbero. Nós só temo um levantador para jogar , como é que faz? Vou arriscar hoje para jogar depois de amanhã uma partida decisiva ?É horrível. Eu estou me sentindo mal? É claro. Mas que tinha que fazer , não posso arriscar agora . E como é que eles vieram para jogar ? Vêm dar uma de moralista para cima de mim e não me cumprimentar ? A torcia tem todo o direito , nó não jogamos nosso melhor vôlei . Agora, tem que ver todas as coisas que estão acontecendo." - Bernardinho , na zona mista. 


"O Brasil teve uma chance de mostrar para todo mundo que, apesar da formula ruim, "eu quero ganhar sempre , sou o melhor". Tinha a escolha do caminho mais fácil e o mais difícil. Escolheu o mais fácil. Ser o Brasil significa muito , é o maior vencedor dos últimos dez anos. Não estou dizendo que o regulamento está correto , é uma formula estranha que dá o caminho mais fácil para a Itália , ok. Mas o Brasil poderia mostrar que era o mais forte e que pode ganhar de qualquer um."- Zorzi , ex-jogador italiano . 


"É uma situação difícil. O Brasil não fez força nenhuma para ganhar, porque poderia se beneficiar disso. Culpa do regulamento, do campeonato , da Federação Italiana. Ponto Final. - Nalbert , durante a transmissão do Sportv. 


Essa situação só serviu para marcar uma triste dia para o vôlei mundial , após a partida os toredores foram a bilheteria do Palarossini pedir seus euros de volta , mas a manifestação foi em vão pois as bilheterias estavam fechadas e a FIVB não se pronunciou sobre o caso. 
Ficou muito escancarado durante o jogo que todos culpavam o Brasil e não a Bulgária e isso foi uma grande injustiça com a seleção brasileira . Pois a seleção da Bulgária também entrou com um time totalmente reserva e o levantador titular Zhekov nem aqueceu com a seleção, e o levantrador da seleção Bruninho estava gripado e mesmo assim esteve no banco com a seleção.

Rivalidade Pesada entre Brasil e Itália 

Logo no começo do Mundial , um clima muito pesado entre Brasil e Itália se instalou no Campeonato , o técnico Bernardinho convocou o italiano Maurizio Latelli para um treino com a seleção , a FIPAV não gostou da idéia e a partir dai um clima pesado se instalou entre Brasil e Itália.
Mesmo com a FIPAV relevando o ocorrido o clima ainda é pesado e jornalistas italianos pegaram pesado com o técnico Bernardinho no jornal "Gazzetta dello Sport" respondeu as criticas do técnico brasileiro . 


"É um pouco estranho ouvir isso do técnico Bernardinho, que em 2004 foi protagonista junto com o Brasil de uma derrota dúbia para os EUA em Athenas . Depois disso a FIVB decidiu mudar as regras , introduzindo o critério de desempate pela relação de pontos ganhos e perdidos." Escreveu o jornal Italiano   

Bernardinho rebateu a critica do jornal italiano

"É um campeonato, mal construido , que chega a ser vergonhoso. E a imrensa italiana está tentando esconder o que foi feito. Fizeram uma fórmula que fazem o perdedor cair em uma chave mais fácil." - respondeu Bernardinho

Com toda essa rivalidade e dando um exemplo de "Como não Fazer um Mundial" a Itália continua no pé do Brasil e agora enfrenta a verdade dentro do Mundial , estreia na terceira fase contra a seleção americana atual campeã olímpica e com isso vai ter que suar para conseguir sua classificação para as semi-finais.
Pois como todos falaram , o mundial começou na terceira fase e com isso as verdades vão aparecer sobre qual seleção é a melhor e com isso o Mundial pegará mais fogo ainda com essa terceira fase.
O erro das Federações foi muito claro e com isso os time vão ter que lutar para conseguir a classificação , até a Itália .
O Mundial é um campeonato de muita importância , e é lógico que as Federação tanto a Italiana tanto a Mundial deviam ter dado um pouco mais de atenção e principalmente respeito com a formula e com a torcida que compareceu para ver jogos feios como o do Brasil.  


fotos e entrevistas : globoesporte.com/volei

Nenhum comentário:

Postar um comentário